c

Paginas

PORTUGAL


FEDERAÇÃO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
CLARISSAS DE PORTUGAL
 Um Silêncio feito de Louvor e Adoração
 

A Federação das Irmãs Clarissas de Portugal é constituída por doze mosteiros: dois na ilha da Madeira, desde 1498; um mosteiro em S. Miguel, Açores; outro em Angola, Lubango. 

A Luz de Clara e o Espírito de Assis irradiaram logo para a Península Ibérica. Os franciscanos chegaram a Portugal, em 1217, e as Clarissas, em 1258, no reinado de Afonso III. De facto, cinco anos após a morte da fundadora, as filhas de Santa Clara fundaram o Mosteiro de Santa Maria e de Santa Clara, na cidade de Lamego. Com a Bula Cum omnis vera religio de Alexandre IV, de 20 de fevereiro do mesmo ano, o novo mosteiro teve aprovação canónica. Foi um florescer de vocações numa nova aurora de vida consagrada.

No contexto do mundo atual, temos vindo a assistir a uma diminuição numérica dos seus membros e a nossa federação é constituída por 140 religiosas clarissas. O carisma de Santa Clara feito de beleza, de encanto, da oferta da vida no silêncio, proclama o Amor eterno de Deus pela humanidade e a sua Misericórdia sem fim.  É um desafio aos jovens do nosso tempo à procura do essencial.

O perfume, a ternura e a luz de Clara continuam a irradiar, desde o conventinho de S. Damião, e a inundar a Igreja e o mundo, num convite urgente à paz, à fraternidade cósmica e ao amor de Jesus, com o “olhar fixo no espelho da eternidade”.

 

 


 

 

 
Direções – Mosteiros de Portugal